Erros comuns ao abrir uma franquia e como evitá-los!

Erros comuns ao abrir uma franquia e como evitá-los

Você que chegou até este artigo, está se preparando para abrir uma franquia? Veio em um bom momento! Neste texto, você vai encontrar alguns erros (muito mais comuns do que imagina) ao abrir uma franquia. Recomendamos ler até o final!

Para começar com o pé direito, você deve saber que terá que trabalhar muito para que o seu negócio, independente do segmento, seja rentável como a rede franqueadora projeta. E se não acredita que precisará trabalhar tanto, já está no caminho errado.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), atualmente, a cada 100 unidades franqueadas investidas no Brasil, 4,5% acabam fechando após o primeiro ano de atuação no mercado.

Um adendo importante: de acordo com o Sebrae, a cada 100 empresas de pequenos negócios das áreas gerais de serviços, comércio e indústria no país, 23 são fechadas após dois anos de funcionamento e a maioria dos motivos são totalmente evitáveis.

Antes de apresentar alguns dos erros mais comuns, vamos enfatizar a importância da criação de um bom contrato de franquia, o que pode ser facilitado conosco neste link: http://formattoefranquias.com.br/contato/

Abaixo estão alguns dos erros mais comuns ao abrir uma franquia, se você estiver pensando em abrir uma, sugerimos que siga minuciosamente os pontos abaixo e evite:

  1. Achar que não precisa de um treinamento: é comum que os franqueados faltem em algum período já que estão ocupados com outros assuntos, por vezes até enviam um “representante” que na verdade não supre a sua ausência. E atenção! Esse tipo de atitude pode ser causa de uma rescisão de contrato de franquia.
  2. Como dissemos no início deste artigo, se você acredita que a franquia crescerá sozinho, sinto muito, meu amigo, você precisará trabalhar muito! Esse erro acontece mais do que gostaríamos e o perfil geralmente são de pessoas que adquirem franquias diversificadas para os investimentos e juram que terão sucesso apenas por comprar um negócio que tem uma marca conhecida. Se continuar com esse pensamento, prepare-se para os casos de dificuldade e insucessos, podendo até chegar à falência.
  3. Falta de capital de giro: claro que muitos franqueados iniciam o seu investimento sem reserva de capital. Este erro é muito comum entre milhares de franqueados no Brasil. A dica é: não tenha pressa, reserve parte do investimento para o capital de giro.
  4. Foco nas vendas: não importa o tamanho do negócio, cada franqueado deve focar muito nas vendas para certificar-se de que a franquia está realmente evoluindo.
  5. Encontre um ótimo local para o negócio: escolher o seu PDV estrategicamente garante o fluxo de pessoas, além de divulgar de maneira certeira conhecendo o seu público de maneira geral.
  6. Estude o seu negócio: afinal é isso que define o quão bom empreendedor você é. Faça cursos, se profissionalize e saiba muito bem onde você está investimento e porque.
  7. Tenha interesse no que vende: se você não tem interesse no que vende, como vai ter boa performance naquilo que não acredita? Investir em algo que não tem nada a ver com você é um erro enorme. Faça um blend: o que você gosta e o que é tendência de crescimento.
  8. Separe a vida profissional da pessoal: se for ter um sócio, faça uma escolha bem definida, para que no futuro, você não tenha problemas desnecessários. Não dê essa oportunidade para quem é “mais chegado” mas não é eficiente.
  9. Invista em Marketing: é essencial e a responsabilidade é sua e não da franqueadora. Suas vendas não vão cair do céu sem divulgação certeira. Procure os profissionais ou agências de publicidade qualificadas em sua cidade!
  10. Descuidar das finanças: como dito anteriormente, a sua franquia depende exclusivamente de você, todo o cuidado é pouco, siga a risca todo o planejamento financeiro.

Para evitar todos esses erros MUITO comuns, fale conosco e tenha o nosso acompanhamento: garantimos que você não vai se arrepender: http://formattoefranquias.com.br/contato/