Como tornar a sua marca em uma franquia

Entenda quais os passos para expandir seu negócio 

 

Antes de mais nada vamos entender a importância do franchising. Atualmente o mercado franchising não para de crescer, muitos investidores estão optando por este caminho por inúmeros motivos, mas principalmente pela alto retorno em um tempo menor em relação a outros investimentos, sem contar que muitas vezes o risco é muito menor. Vamos falar bastante sobre planejamento por aqui e isso inclui as estratégias que você poderá utilizar.

 

Um bom negócio

Então o seu negócio está dando certo, cada vez mais você está firmando sua marca e quer expandir. Mas basta apenas ter um bom negócio para começar a expansão de franquias? Não!

Muitas vezes um bom negócio acaba não sendo replicável, então faça um planejamento e uma avaliação em toda a estrutura, cheque como está o mercado do seu segmento, quais os planos de prospecção e perspectivas, busque entender como estará o mercado a curto, médio e longo prazo e se o cenário estiver favorável você já tem uma vantagem. Estabeleça estratégias de crescimento, como irá vender suas franquias e em quanto tempo, estabeleça números como metas. Neste momento é importante que as metas sejam reais e sustentáveis, o seu negócio precisa decolar e manter a posição. 

Uma boa dica: dentro de metas realistas e sustentáveis, planeje números baixos mas esteja preparado para números médios, pois quando atingidos você terá controle sobre o crescimento e principalmente sobre a continuidade dele. 

 

Processo de expansão

Avaliados todos esses detalhes e tendo por certa a expansão, chegou a hora de organizarmos os detalhes com uma visão mais micro, pensando no seu segmento e onde ele poderia ser replicado Avalie as questões culturais das regiões e pense em quais são as dificuldades que você poderá ter. 

Algo muito importante durante este processo é a experiência, não existe um tempo mínimo de negócio para você expandir mas pense que você precisa ter passado por alguns “perrengues” para ter maturidade de lidar com os novos desafios que virão. Um ano pode ser um bom começo, você já vai ter vivido todas as estações do ano então saberá como o mercado se comporta com estas mudanças, já terá passado por feriados então poderá determinar o seu carro-chefe. Passe um tempo com o seu negócio, conheça ele muito bem antes de apresentar a outra pessoa. 

 

Vendendo sua primeira franquia

Chegou o grande momento, vamos vender uma franquia. Antes de iniciar as vendas tenha um perfil de franqueado estabelecido, crie um perfil que combine com o seu negócio, o investimento é importante mas o franqueado precisa se identificar com o negócio.

Certifique-se de que ele não é apenas um aventureiro, avalie as expectativas dele sobre o investimento e alinhe com as suas assim também os receios. 

Feito isso você pode começar a procurar seu franqueado, você verá que em muitos casos essa primeira pessoa surge no seu meio, algum parente ou amigo que acredita no seu negócio. Como falamos aqui determine um número de franquias para essa primeira rodada de vendas, por exemplo: venda três franquias e veja como elas irão funcionar. Dado certo abra a venda para mais cinco e assim por diante, de forma planejada e organizada.

Existem algumas negociações que você pode fazer nessa primeira venda, como colocar os royalties progressivos ou isentar o franqueador da taxa de franquia, este é o momento de dar volume. Também existem itens inegociáveis, como alguns processos ou padrões de uniformes, estrutura do local e etc, deixe sempre claro para o franqueado. 

 

Contratações

Ah este momento, muito cuidado com ele, cada pessoa contratada no seu negócio deve cooperar para que ele cresça, então elas também precisam acreditar nele. Na hora de escolher seus parceiros de negócio seja racional, as pessoas a sua volta e principalmente as mais próximas precisam ser realistas e colocar seus pés no chão ou o contrário, fazer com que você sonhe um pouco mais alto. 

Caso você opte por contratar alguém para auxiliar durante o processo de expansão tenha certeza de que esse profissional possui a expertise necessária para todo o processo, assim eles poderão evitar possíveis erros que você possivelmente viria a cometer, além disso, o tempo de todo esse processo seria reduzido, uma vez que você teria mais pessoas cooperando. 

Aqui na Formatto contamos uma equipe de especialistas prontos para te ajudar em cada detalhe do processo de expansão, todos com anos de experiência e know how na área em que atuam. 

 

Confie no seu negócio

Não tenha medo de expandir, o receio de novos desafios sempre vai existir, mas com calma, planejamentos bem feitos, estratégias bem estruturadas e pessoas experientes você não precisará se preocupar, tenha por certo que o começo não será bombástico e nem deve ser, cumpra as metas estabelecidas e siga o caminho do sucesso que é o franchising.